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O II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (IBJD) é uma iniciativa da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, via edital (LIC 4/2018-PJ/914BRZ4013). A pesquisa foi realizada pela empresa Homo Ludens sob a coordenação dos pesquisadores Luiz Ojima Sakuda e Ivelise Fortim, também co-autores do I Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais.

 

O I Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (I Censo) foi um dos principais resultados da pesquisa realizada no período de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2014 por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo NPGT – Núcleo de Política e Gestão Tecnológicada USP em resposta à chamada pública do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a seleção de pesquisa científica (FEP 02/2011) com o objetivo de levantar e consolidar informações acerca da indústria global e nacional de Jogos Digitais, além de contribuir para o desenho de instrumentos e ações de políticas industriais e tecnológicas para o setor. Esta pesquisa, conhecida como “FEPGames”, produziu diversos relatórios que foram sumarizados em três documentos: o Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais (FLEURY, NAKANO e CORDEIRO, 2014), Proposição de Políticas Públicas direcionadas à Indústria Brasileira de Jogos Digitais (FLEURY, NAKANO e SAKUDA, 2014) e o I Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, com Vocabulário Técnico sobre a IBJD.(FLEURY, SAKUDA e CORDEIRO, 2014).

 

Conforme estabelecido no edital, o estudo informa sobre a evolução do setor de jogos digitais no Brasil, sendo seus principais objetivos: 1) atualizar dados estatísticos do setor, 2) facilitar o desenho de políticas públicas para o desenvolvimento do setor de jogos no Brasil, e 3)  Mapear o mercado nacional de jogos digitais, fornecendo a visão geral do panorama atual. O estudo mapeou o perfil das empresas e organizações e também quais as percepções, principais dificuldades e desafios para os atores desta indústria no Brasil. Além das empresas desenvolvedoras (que já haviam sido mapeadas no primeiro Censo), nesta nova pesquisa também foram mapeados outros profissionais que dão suporte ao ecossistema de jogos digitais e também os profissionais autônomos da área. Além disso, o censo traz novas questões que ajudarão a indústria com dados que podem servir de base para a orientação de políticas públicas futuras.