Esta sessão apresenta como o Censo deve ser citado, e os estudos acadêmicos que utilizaram a primeira e/ou a segunda edição do Censo. Caso seu trabalho tenha citado uma das edições do censo, não esteja listado e queira que conste na lista, por favor contate-nos.
• Sobre o II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais:
- O relatório completo do II Censo deve ser citado como:
SAKUDA, Luiz Ojima; FORTIM, Ivelise (Orgs.). II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Ministério da Cultura: Brasília, 2018.
- Os capítulos do relatório devem ser citados como:
SAKUDA, Luiz Ojima; FORTIM, Ivelise; ROLIM, Amanda; JANILLE, Erica. “Perfil da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (IBJD)”. In: SAKUDA, Luiz Ojima; FORTIM, Ivelise (Orgs.). II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Ministério da Cultura: Brasília, 2018.
ZAMBON, Pedro Santoro; SAKUDA, Luiz Ojima. “Visão Geral das Políticas Públicas para Jogos Digitais no Brasil”. In: SAKUDA, Luiz Ojima; FORTIM, Ivelise (Orgs.). II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Ministério da Cultura: Brasília, 2018.
SAKUDA, Luiz Ojima; FORTIM, Ivelise; AZEVEDO, Théo; HARRIS, Jonathan. “Análise do Mercado Brasileiro de Jogos Digitais”. In: SAKUDA, Luiz Ojima; FORTIM, Ivelise (Orgs.). II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais. Ministério da Cultura: Brasília, 2018.
• Estudos que citaram a segunda edição do Censo (II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais):
https://scholar.google.com.br/scholar?cites=5118954600016805729&as_sdt=2005&sciodt=0,5&hl=pt-BR
• Sobre o I Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais
- O estudo “Levantamento de informações sobre a indústria de games e políticas públicas para o setor (FEPGames)” produziu diversos relatórios que foram sumarizados em três documentos, sendo que um deles é a primeira edição do Censo:
FLEURY, Afonso Carlos Corrêa; NAKANO, Davi Noboru; CORDEIRO, José Henrique Dell'Osso. Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais. São Paulo, Rio de Janeiro: NPGT-USP, BNDES, 2014.
FLEURY, Afonso Carlos Corrêa.; NAKANO, Davi Noboru; SAKUDA, Luiz Ojima. Proposição de Políticas Públicas direcionadas à Indústria Brasileira de Jogos Digitais. São Paulo, Rio de Janeiro: NPGT-USP, BNDES, 2014.
FLEURY, Afonso Carlos Corrêa.; SAKUDA, Luiz Ojima; CORDEIRO, José Henrique Dell'Osso. I Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, com Vocabulário Técnico sobre a IBJD. São Paulo, Rio de Janeiro: NPGT-USP, BNDES, 2014.
• Este material foi base para o capítulo sobre Jogos Digitais do primeiro volume da coleção “Atlas Econômico da Cultura Brasileira”, coordenado pelo Ministério da Cultura e publicado pela editora da UFRGS:
FLEURY, Afonso Carlos Corrêa.; NAKANO, Davi Noboru; SAKUDA, Luiz Ojima; CORDEIRO, José Henrique Dell'Osso. "Jogos Digitais no Brasil: mapeamento da indústria e proposição de políticas públicas" in: VALIATI, Leandro; FIALHO, Ana Leticia do Nascimento. Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. Editora da UFRGS, 2017. p. 149-164.
• Estudos que citaram a primeira edição do Censo (I Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, com Vocabulário Técnico sobre a IBJD):
https://scholar.google.com.br/scholar?cites=5908767084961527071&as_sdt=2005&sciodt=0,5&hl=pt-BR
• Citações do "Mapeamento da Indústria Brasileira e Global de Jogos Digitais":
https://scholar.google.com.br/scholar?cites=9606499302694129700&as_sdt=2005&sciodt=0,5&hl=pt-BR
• Citações de " Proposição de Políticas Públicas direcionadas à Indústria Brasileira de Jogos Digitais":
https://scholar.google.com.br/scholar?cites=13848018951855517922&as_sdt=2005&sciodt=0,5&hl=pt-BR